Desenvolva soluções eficazes para desafios crônicos enquanto se diverte seriamente (20 min. por rodada)
Ser brincalhão não é ser trivial ou frívolo, ou agir como se nada de importante fosse acontecer. Pelo contrário, quando somos brincalhões uns com os outros, nos relacionamos como pessoas livres, e a relação é aberta para surpreender; tudo o que acontece é consequência, pois a seriedade é um temor dos resultados imprevisíveis das possibilidades abertas. Ser sério é pressionar por uma conclusão específica. Ser brincalhão é permitir possibilidades ilimitadas. – James Carse
O que é possível?
Você pode envolver um grupo para aprender e melhorar rapidamente, aproveitando três níveis de conhecimento simultaneamente:
(1) conhecimento explícito compartilhado pelos participantes;
(2) conhecimento tácito descoberto através da observação do desempenho do outro; e
(3) conhecimento latente, isto é, novas ideias que emergem e são desenvolvidas em conjunto.
Essa combinação poderosa pode ser a fonte de experiências transformadoras e, ao mesmo tempo, é seriamente divertida. Os participantes identificam e atuam em soluções para problemas crônicos ou assustadores. Uma grupo de pessoas é convidado a dramatizar elementos simples que funcionam para resolver um problema. As inovações representadas nos esboços do Improv são montadas de forma incremental a partir de peças ou pedaços que podem ser usados separadamente ou em conjunto. É uma maneira divertida de fazer um trabalho muito sério!
Cinco elementos estruturais – Min Specs
1. Convite estruturante
Peça aos participantes para que identifiquem um desafio crônico e frustrante em seu trabalho, e então para que experimentem, inventem e descubram maneiras melhores de enfrentar o desafio, encenando a situação e possíveis soluções.
2. Como o espaço é organizado e materiais necessários
- Um espaço aberto ou palco na frente ou no meio de uma sala
- Se necessário, adereços para a cena ou cenas a serem oferecidas
- Pequenos conjuntos de cadeiras para acomodar todos os participantes
3. Como a participação é distribuída
- Todos estão incluídos como atores ou observadores
- Alguns voluntários para serem “atores”
- Todos os outros atuam como observadores e avaliadores e, em seguida, atores co-criativos
4. Como configurar os grupos
- Um pequeno grupo de atores no “palco”
- Todos os outros, os observadores, em pequenos grupos na frente ou ao redor do palco
5. Sequência de passos e alocação do tempo
- Explique o que será feito e descreva a sequência de etapas. 2 minutos.
- Prepare o palco descrevendo o cenário que será executado e os vários papéis. 3 min.
- Os atores no palco encenam a cena. 3-5 minutos
- Cada pequeno grupo de observadores utiliza o 1-2-4-All para identificar “pedaços” bem-sucedidos e mal-sucedidos da cena que acabaram de observar. 5 min.
- Cada grupo de observadores agrupa os pedaços bem-sucedidos em um novo protótipo e os voluntários de dentro do grupo executam o novo protótipo (nova cena) apenas para seu próprio grupo. 5 min.
- Participantes de um dos grupos de observadores que julgam ter um protótipo melhorado para subir ao palco encenam sua versão na frente de todo o grupo. 3 a 5 minutos.
- Continue com quantas rodadas forem necessárias para chegar a um ou mais protótipos que sejam bons o suficiente para serem colocados em prática.
Por quê? Propósitos
- Permite que as pessoas atuem da sua maneira em um novo pensamento: Improv Prototyping é um ensaio para a vida real
- Quebre uma tarefa que parece assustadora em pedaços menores
- Engaje e foque a imaginação de todos na solução de desafios confusos
- Descubra comportamentos congelados ou resistentes
- Crie uma alternativa envolvente e divertida para treinamento seco ou improdutivo
- Trabalhe por meio das barreiras funcionais e disciplinares
- Ajude as pessoas a aprenderem com colegas que têm comportamentos que resolvem o problema
Dicas e Armadilhas
- Seja o mais inclusivo possível: convide todos em diferentes papéis para participar
- Desenhe temas significativos e linhas dramáticas para cada cena, utilizando Discovery & Action Dialogue e Simple Ethnography
- Considere criar três papéis de suporte, dependendo da complexidade do cenário: gerente de palco, diretor de criação e facilitador.
- Repita cenas que não capturam a imaginação ou geram novas ideias
- Convide as pessoas a abandonar as suposições e os vieses colocando-se no lugar de outras pessoas, por exemplo, o médico brinca de enfermeira e a enfermeira brinca de médico, o aluno interpreta o professor
- Convide o diretor de criação para redirecionar os atores conforme necessário
Combinações e Variações
- Com o objetivo de descobrir ações melhores (e piores), convide o público a reproduzir a cena em pequenos grupos. Comece com pequenos grupos separados, organizando os seus próprios Improvs, depois convide uma competição de confrontos avaliados por um “aplausômetro”.
- Combine com Design StoryBoards, Shift & Share e User Experience Fishbowl para ajudar a espalhar as inovações (especifique o que é e o que poderia ser).
Exemplos
- Facilitadores em hospitais têm substituído cursos convencionais com Improv Prototyping
- Para os representantes de vendas inventarem novas maneiras de interagir com seus clientes
- Para os gerentes tornarem suas interações com os subordinados mais produtivas
- Para os profissionais de saúde praticarem conversas no fim de vida e cuidados paliativos com pacientes e familiares
- Para os professores descobrirem respostas eficazes para comportamentos problemáticos em sala de aula
- Para treinar jovens enfermeiros a se manterem firmes em questões de segurança (veja “Dramatizando Mudanças de Comportamento para Parar Infecções” na Parte Três: Histórias do Campo).
Atribuição: Estrutura Libertadora desenvolvida por Henri Lipmanowicz e Keith McCandless. Inspirado por Antonas Mockus (ex-Prefeito de Bogotá) e artistas de Improv.
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