Troika Consulting

Obtenha ajuda prática e criativa dos colegas imediatamente (30 min.)

O que é possível? Você pode ajudar as pessoas a ter novas ideias em questões que elas enfrentam libertando a sabedoria dos próprios participantes. Em ciclos de consultas rápidas os indivíduos pedem e recebem ajuda imediatamente de outras duas pessoas. O ‘coaching’ entre pares ajuda a descobrir soluções cotidianas, revelar padrões e refinar protótipos. Esse é um simples e eficiente modo de estender o apoio de indivíduos além de formalidades de relacionamentos. Troika Consulting será sempre útil para quem deseja ter ajuda de colegas e amigos.

Ouvir é muito difícil, porque requer muita estabilidade interior o qual nós não precisamos provar para os outros em discursos, argumentos, afirmações ou declarações. Verdadeiros ouvintes não possuem a necessidade interior de fazer sua presença conhecida. Eles são livres para receber, acolher e aceitar. – Henri Nouwen

Cinco elementos estruturais – Min Specs

1. Convite estruturante

Convide o grupo para explorar as seguintes questões “Qual é o seu desafio?” e “Que tipo de ajuda eu preciso?”

2. Como o espaço é organizado e materiais necessários

  • Ilimitado número de trios em cadeiras, preferencialmente que se sentem “joelho-a-joelho”. Sem mesas!

3. Como a participação é distribuída

  • Em cada rodada, um participante é o “cliente” e os demais “consultores”
  • Todos têm oportunidade de oferecer e receber a consultoria

4. Como configurar os grupos

  • Trios
  • Pessoas com diferentes experiências e perspectivas torna a dinâmica entre os indivíduos mais rica e útil

5. Sequência de passos e alocação do tempo

  • Convide os participantes para refletir sobre as perguntas (o desafio e a ajuda que precisam) então, eles planejam quem será o cliente. 1 min.
  • Primeiro cliente de cada trio compartilha seu desafio. 1-2 min.
  • Consultores fazem ao cliente perguntas de esclarecimento sobre o desafio do cliente. 1-2 min.
  • Cliente vira de costa para os consultores
  • Juntos, os consultores geram ideias, sugestões, dicas e novas perguntas. 4-5 min.
  • Cliente se vira de volta e compartilha o que foi mais valioso sobre a experiência. 1-2 min.
  • Trios mudam para a próxima pessoa e repetem o processo

Por quê? Propósitos

  • Refine habilidade em pedir ajuda
  • Aprenda a formular problemas e desafios claramente
  • Refine escuta e habilidades de consultoria
  • Desenvolva a habilidade de trabalhar transdiciplinarmente e entre ‘silos funcionais’
  • Construa confiança entre os indivíduos no grupo através de apoio mútuo
  • Construa capacidade de auto-organização
  • Crie condições para soluções inimagináveis surjam

Dicas e Armadilhas

  • Convide os participantes a formarem grupos com diferentes papéis/funções
  • Sugira que os participantes se critiquem quando caírem em armadilhas, como tirar conclusões precipitadas.
  • Peça para os participantes perceberam os padrões de apoio que estão oferecendo. O ideal é trazer de maneira respeitosa ao cliente “o que você (‘consultor’) vê que acha que eles não vêem”
  • Fale para os participantes assumirem riscos mantendo a empatia
  • Se a primeira rodada não oferecer “consultorias” boas o suficiente, faça uma nova rodada
  • Cuidado, pois duas rodadas de 10 minutos por cliente é mais eficiente que uma rodada de 20 minutos por cliente
  • Mantenha o espaço seguro: Se você compartilhar algo faça isso de forma séria
  • Questões que provocam auto-entendimento ou auto-correção podem ser mais poderosas que conselhos
  • Diga aos clientes para ficarem focados em auto-reflexão se perguntando, “O que está acontecendo aqui? Como eu estou experienciando o que está acontecendo?”
  • Faça Troika Consulting virar rotina em reuniões e conferências

Combinações e Variações

  • Combine com 15% Solutions: cada cliente compartilha uma Solução 15%, pedindo dicas, conselhos e sugestões
  • Convidar o cliente para se virar e sentar de contas para seus consultores uma vez que as questões tenham sido compartilhada e esclarecidas. Aprofunda a curiosidade, escuta, empatia e tomada de risco para todos. Não se virar também é uma opção.
  • Restrinja o processo para somente gerar questões de esclarecimento sobre o desafio, sem dar dicas, conselhos ou sugestões (conhecido como Q-Storming – ou Brainstorming de Perguntas)
  • Faça uma Sequência combinando com Helping Heuristics; Heard, Seen, Respected; Nine Whys

Exemplos

  • Para o início ou término de reuniões de equipe
  • Após uma apresentação, para dar aos participantes tempo para formular e analisar os próximos passos
  • Para estudantes ajudarem uns aos outros e promover aprendizado em pares
  • No meio de reuniões e conferências de grandes grupos.
  • Como iniciativa prática dentro de um grupo

Atribuição: Estrutura Libertadora desenvolvida por Henri Lipmanowicz e Keith McCandless.

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