Design StoryBoards • Avançado

Definir um passo-a-passo de elementos para levar iniciativas de transformação e inovação a términos produtivos (de 18 horas até dias / semanas)

O que é possível? Você pode evitar muitas das armadilhas que transformam iniciativas de transformação e projetos de inovação em falhas: a falta de um propósito claro e comum para cada estágio da iniciativa e em geral; engajamento e participação inadequados; vozes essenciais não incluídas; participantes frustrados e não participantes; resistência à mudança; pensamento de grupo; implementação de pesadelo para um impacto desproporcionalmente pequeno. Um desenho abrangente consiste em uma série de designs básicos (consulte Design StoryBoards) ligados por um período de tempo. O desenho se desdobra iterativamente ao longo de dias, semanas, meses ou até anos, dependendo da escala do projeto. Pequenos ciclos de projeto operam dentro de ciclos maiores, aumentando e diminuindo à medida que a iniciativa avança. Você pode incluir facilmente mais pessoas e mais diversidade no grupo de desenho para projetos de maior escala. Você pode refletir as voltas e reviravoltas em um esforço de transformação ou inovação por meio de uma seleção cuidadosa e ad hoc de participantes (incluindo suspeitos incomuns, já que eles são frequentemente a fonte de novas abordagens).

Cinco elementos estruturais – Min Specs

1. Convite estruturante

Convide uma equipe de projeto inicial para criar um plano detalhado, incluindo dicas visuais, sobre como os participantes irão interagir para atingir seu objetivo.

2. Como o espaço é organizado e materiais necessários

  • Uma parede inteira com papel de tapeçaria ou páginas de flip-chart
  • Post-its de 2 por 4 polegadas e / ou baralho de Estruturas Libertadoras
  • Um modelo de Storyboard em branco

3. Como a participação é distribuída

  • Todos na equipe de design envolvidos no projeto e planejamento do projeto têm a mesma oportunidade de contribuir

4. Como configurar os grupos

  • 1-2-All ou 1-All em ciclos rápidos para cada passo abaixo

5. Sequência de passos e alocação do tempo

  • Determine a composição de uma equipe de projeto que inclua todas as partes interessadas relevantes e monte a equipe (a composição pode ser ajustada ad hoc ao longo do tempo à medida que o trabalho avança). 1 a 3 horas
  • Use Nine Whys ou uma microestrutura mais elaborada, conforme necessário para ajudar a equipe de projeto a esclarecer o objetivo geral da iniciativa. 1 a 6 horas.
  • Descreva detalhadamente o que acontece quando as pessoas usam o produto, serviço ou abordagem atual que você deseja transformar ou melhorar. Você pode precisar usar um método como a Estrutura Libertadora Simple Ethnography para reunir dados para uma descrição precisa da experiência atual do usuário. 6 horas para dias ou semanas.
  • Com base na experiência dos usuários, avalie como o produto, serviço ou abordagem atual é bem-sucedido ou falha em atingir o objetivo declarado. 3 horas para dias.
  • Reexamine e fortaleça a declaração de propósito, se necessário. 1 a 6 horas.
  • Reexamine e decida quem precisa participar do grupo principal de desenho e quem precisa participar na periferia para ajudar na verificação ou no teste de campo. 1 a 3 horas
  • Conduza um brainstorm para delinear microestruturas alternativas (estruturas convencionais e libertadoras) que ajudam a alcançar o objetivo. 3 horas para dias.
  • Divida seu esboço em etapas ou blocos que podem ser projetados e funcionar de forma independente (não tente criar um desenho abrangente desde o início). 1 a 6 horas.
  • Determine um projeto por etapa, selecionando as microestruturas adequadas para alcançar o objetivo; escolha um e mais um backup. Repita e continue com cada etapa. 1 a 6 horas.
  • Decida se qualquer teste ou avaliação do seu projeto é viável ou desejável. Considere testar em ondas e em diferentes configurações. 1 a 6 horas.
  • Implemente a primeira etapa em uma configuração simulada ou de campo. Continue testando em condições mais extremas.
  • Avalie a primeira e, em seguida, as etapas subsequentes do seu desenho.
  • Repita o ciclo do projeto e refine o desenho para a próxima etapa, e assim por diante…

Por quê? Propósitos

  • Fazer um avanço significativo e duradouro, rompendo com a realidade atual
  • Fornecer tempo suficiente para que novos comportamentos tomem forma e se espalhem, expandindo o que outros acreditam ser possível realizar
  • Veja Propósitos adicionais em Design StoryBoards.

Dicas e Armadilhas

  • Resista ao desejo de agir e não economize tempo na criação do storyboard ou na avaliação e no ajuste
  • Estabeleça uma equipe central de desenho e mantenha a porta aberta para outras pessoas que desejam participar
  • Lembre-se de incluir usuários!
  • Compartilhe o desenho amplamente
  • Lembre-se de que um desenho possibilita improvisar à medida que você avança: se um elemento do seu desenho não estiver atingindo sua finalidade, vá para o backup (ou para um backup do backup)
  • Mire na lua com os pés firmemente no chão (ou seja, ancorado na pesquisa de experiência do usuário)
  • Use ícones e esboços para desenvolver rapidamente uma compreensão compartilhada

Combinações e Variações

  • No lugar de grupos focais com usuários, convide os usuários a participar do desenho de um storyboard para melhorar sua experiência com um produto ou serviço
  • Encontre um ilustrador ou cartunista para dramatizar seu trabalho

Exemplos

 

  • Para redesenhar o intercâmbio de informações e responsabilidades na mudança de turno
  • Para transformar uma estratégia de mercado centrada no produto em uma estratégia de mercado focada no cliente
  • Para reconstruir a forma como a academia prepara os alunos para a prática no campo
  • Leia “Turning a Business Around” nas Histórias do Campo. A equipe de gerenciamento de Alison Joslyn usou o Design StoryBoard para formular discussões estratégicas e lançar o “treinamento básico” de Estruturas Libertadoras para gerentes de produto e representantes de vendas.

Atribuição: Estrutura Libertadora desenvolvida por Henri Lipmanowicz e Keith McCandless.

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