25/10 Crowd Sourcing

Gerar e filtrar rapidamente as ideias acionáveis m​ais poderosas de um grupo (30 min.)

O que é possível? Você pode ajudar uma grande multidão a gerar e classificar suas ideias arrojadas para ação em 30 minutos ou menos! Com o 25/10 Crowd Sourcing você pode disseminar inovações surpreendentes, à medida que todos percebam os padrões no que surgir. Embora seja divertido, rápido e casual, é uma maneira séria e válida de gerar sem censura um conjunto de ideias arrojadas e, em seguida, explorar a sabedoria de todo o grupo para identificar as dez melhores avaliadas. Surpresas são frequentes!!

Realidade é somente um palpite consensual. – Lily Tomlin

Cinco elementos estruturais – Min Specs

1. Convite estruturante

Peça aos participantes que pensem grande e descubram juntos as mais atraentes de suas ideias perguntando: “Se você fosse dez vezes mais arrojado, que grande ideia você recomendaria? Qual primeiro passo você daria para começar?”

2. Como o espaço é organizado e materiais necessários

  • Espaço aberto sem cadeiras ou mesas
  • Os participantes estarão de pé e circulando
  • Fichas pautadas, uma para cada participante

3. Como a participação é distribuída

  • Todos estão incluídos e participam ao mesmo tempo
  • Todos têm oportunidades iguais de contribuir

4. Como configurar os grupos

  • O primeiro passo é escrever a ideia mais arrojada e o primeiro passo em um cartão, individualmente
  • Os cartões circulam entre as pessoas, todos de pé passando (embaralhando) os cartões entre si
  • Duplas para trocar ideias
  • Individualmente, pontuar a ficha que cada participante tem na mão (de 1 a 5)
  • Grupo inteiro para compartilhar as pontuações finais mais altas

5. Sequência de passos e alocação do tempo

  • Explique o processo:
    Primeiro, cada participante escreve em uma ficha pautada a sua ideia ousada e o primeiro passo.
    Então as pessoas ’embaralham’ as cartas, passando de pessoa para pessoa. “Circular e Passar somente. Sem ler.”
    Quando o sino tocar, as pessoas param de passar as fichas e se unem em duplas para trocar ideias sobre as fichas em suas mãos.
    [Outra boa opção é ler a ficha sem falar]. Em seguida, os participantes individualmente pontuam a ideia / primeiro passo na ficha com uma pontuação de 1 a 5 (1 para baixa e 5 para alta) e escreve a nota no verso da ficha. “Ler e Pontuar”.
    Quando o sino tocar, as fichas são passadas uma segunda vez “Circular e Passar” até que o sino toque e o ciclo de pontuação “Ler e Pontuar” seja repetido. Serão cinco ciclos de pontuação.
    No final do quinto ciclo, os participantes somam as cinco pontuações no verso da última ficha que estão segurando. Finalmente, as ideias com as dez melhores pontuações são identificadas e compartilhadas com todo o grupo. 3 min.
  • Demonstrar uma interação de troca-e-pontuação usando um cartão de exemplo para esclarecer o que é esperado durante a troca, ou seja, sem leitura das fichas, somente passando as fichas de pessoa para pessoa para que cada pessoa tenha uma e apenas uma ficha na mão. O processo pode ser confuso para algumas pessoas. 2 min.
  • Convide cada participante a escrever uma grande ideia e o primeiro passo em sua ficha. 5 min.
  • Conduza cinco rodadas de 3 minutos de troca-e-pontuação com tempo para troca (e risos) entre as pessoas. 15 min.
  • Peça aos participantes para somar as 5 pontuações na parte de trás da ficha que estão segurando. Encontre as ideias melhor pontuadas com todo o grupo por conduzir uma contagem regressiva. Pergunte: “Quem tem 25?” Peça a cada participante, se houver, que tenha uma ficha com pontuação de 25 para ler a ideia e o primeiro passo de ação. Continue com “Quem tem 24?”, “Quem tem 23”… Pare quando as dez principais ideias forem identificadas e compartilhadas. 5 min.
  • Terminar perguntando: “O que chamou sua atenção sobre 25/10?” 2 min.

Por quê? Propósitos

  • Desenvolver a capacidade de um grupo de explorar rapidamente as suas próprias e muito diversas fontes de sabedoria
  • Obter resultados com maior probabilidade de perseverar porque foram gerados transparentemente de dentro do grupo, sem a determinação de um líder, por exemplo
  • Potencializar a sinergia entre diversas visões ao mesmo tempo cria coerência
  • Incentivar inovadores novatos a pensar com ousadia e apresentar os primeiros passos práticos e hipóteses testáveis
  • Criar um ambiente em que boas ideias e experimentos focados possam borbulhar

Dicas e Armadilhas

  • Algumas das pontuações podem ser falhas. Se um participante no final da quinta rodada tiver uma ficha com mais ou menos cinco pontuações, peça ao participante para calcular a média das pontuações e multiplicar essa média por 5.
  • Convide o grupo para escolher uma grande ideia e um primeiro passo e revisá-los para que sejam expressos de forma ainda mais clara e convincente
  • Sugira uma escala de avaliação muito divertida, contudo clara, por exemplo: 1 = não é minha praia, e para 5 = me faz voar alto. O grande grupo precisa entender e concordar com o sistema de avaliação se ele for usado para decisões.
  • Ao iniciar e demonstrar uma interação de troca-e-pontuação, reserve um tempo e verifique o entendimento, principalmente se for um grupo grande.
  • Para dificultar espiar a pontuação das rodadas anteriores, cubra o verso da ficha com um post-it.
  • Poste todas as fichas em uma parede ou em papel de parede, com as fichas de maior pontuação no topo

Combinações e Variações

  • Siga para desenvolver planos de ação ou para Open Space com as 10 ideias mais votadas
  • Dê mais peso para ideias ou experimentos com hipóteses testáveis. Quais evidências mostrariam que sua ideia funciona? Como você testará sua ideia?
  • Faça uma segunda rodada de 25/10 Crowd Sourcing que inclua outros não presentes no grupo atual (também conhecida como Cloud Sourcing!)
  • Inclua 25/10 Crowd Sourcing no início e no final de uma reunião
  • Organize suas Top 10 em uma Agreement-Certainty Matrix ou no Ecocycle
  • Em vez de pedir por ideias arrojadas, pergunte: “Se você pudesse desfazer uma decisão que está prendendo você, qual seria? Qual é o seu primeiro passo para desfazer isso?”
  • Em vez de ideias arrojadas, pergunte: “Que conversa corajosa você não está tendo? Qual primeiro passo poderia despertar sua coragem?
    Em vez de ideias arrojadas, pergunte: “O que você espera que possa acontecer no futuro? Qual primeiro passo prático você pode dar agora para inclinar a balança nessa direção? ”

Exemplos

  • Para priorizar ideias e motivar a comunidade após uma reunião no formato Open Space Technology ou um encontro “Desconferência” (orientado ao participante)
  • Para iluminar ideias ousadas no início de uma conferência ou reunião de força-tarefa
  • Para fazer o fechamento de uma reunião importante
  • Para um fechamento de grupo para compartilhar ideias e reforçar os laços entre os membros do grupo. Veja “Developing Competencies for Physician Education” nas Histórias de Campo.

Atribuição: Estrutura Libertadora desenvolvida por Henri Lipmanowicz e Keith McCandless. Inspirado por Improvisationalists, incluindo Keith Johnstone.

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